Substituição de lâmpadas em paradas de ônibus leva mais segurança aos usuários do transporte coletivo em Caxias do Sul

A troca das lâmpadas foi realizada em 10 das 16 estações com ordens de início já autorizadas pela SMTTM. Paradas nas ruas Visconde de Pelotas, Moreira Cesar e Pio XII, por exemplo, estão concluídas e já levam mais conforto aos usuários do serviço. As ações são executadas pela empresa ESI Comércio e Construções, vencedora da licitação para recuperação e manutenção dos terminais. As demais seis estações aguardam ajustes na fiação elétrica antes de receberem a troca da iluminação. O trabalho é feito em parceria com a equipe da Seção de Semáforos da secretaria.

A estudante Liengred Barbosa Cardoso percebeu que a parada de ônibus na rua Moreira Cesar, onde costuma esperar o ônibus, estava mais iluminada nos últimos dias. “Estava muito escura e me sentia bastante insegura em ficar sozinha, já que é uma parada que nunca tem bastante gente. Agora ficou muito melhor e mais seguro, principalmente para as mulheres”, contou.

De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, as lâmpadas de LED representam economia na conta de energia elétrica das paradas, que também é custeada pela SMTTM. Para ele, o investimento é uma demonstração de cuidado e atenção da prefeitura com a comunidade. “A iluminação é um dos mais importantes serviços que estão sendo realizados nas estações. É o que tem feito a diferença positivamente na vida do usuário do transporte coletivo. Infelizmente, quando chegamos na administração, não havia nenhum contrato para melhorias nestes espaços e trabalhamos para viabilizar essa melhoria”, explicou.

O investimento na contratação do serviço é de R$ 670.498,37 e foi financiado com recursos do Fundo Municipal de Transportes (Funtran). O Fundo recebe 1% do faturamento da empresa concessionária do transporte público na cidade e a prefeitura investe, conforme prevê a lei, em melhorias no serviço. É deste mesmo Fundo que é custeada a manutenção mensal das Estações Principais de Integração (EPIs) Imigrante e Floresta.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email