Software que alerta sobre desastres climáticos deve entrar em funcionamento em maio

Alertar sobre mudanças bruscas no clima, O Sistema de Gestão de Risco de Desastres (GRD) vai fazer parte dos setores operacionais da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O investimento do Estado na nova plataforma foi de mais de R$ 1,6 milhão. A previsão é que comece a ser utilizada no final de maio. O objetivo é tornar mais ágil o auxílio aos municípios em casos de calamidades climáticas. O software também vai colocar à disposição dados sobre a Central de Doações.

A plataforma vai criar uma rede de comunicação entre o Estado e os municípios, reduzindo a burocracia necessária. Atualmente, as informações são repassadas em um sistema entre o Governo Federal e cidades, o que gera demora nos atendimentos. Com a nova tecnologia, cada Prefeitura vai receber uma senha para acompanhar o próprio processo. A partir disto, a resposta da Defesa Civil vai ser mais rápida quando houver a declaração de situação de emergência de algum município.

O sistema é uma iniciativa da Casa Militar e da Defesa Civil e vai ser gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email