Sindilojas atua em busca de solução para os ambulantes em Caxias

Nesta sexta-feira (07.05), o Sindilojas Caxias realizou uma reunião on-line com secretários municipais de Caxias do Sul para buscar uma solução para o comércio de ambulantes nas principais ruas do centro da cidade. Participaram do encontro pelo poder público municipal, o secretário de Urbanismo (SMU), João Uez, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), Élvio Gianni, e a representante da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Suely Rech. A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, foi acompanhada pela gerente executiva Lisandra De Bona, pela coordenadora do Departamento de Representatividade Márcia Costa e pelo vice-coordenador Rubens Rafagnin, com a assessoria jurídica de César Bisol e da assistente jurídica Andrielle Barboza Bernart. 

              Diante da solicitação feita pelo Departamento de Representatividade do Sindilojas Caxias ao prefeito Adiló Didomenico sobre a necessidade de fazer a fiscalização do comércio ilegal de Caxias do Sul, o chefe do executivo designou os secretários de Urbanismo, Segurança e Desenvolvimento Econômico para esclarecer sobre as ações em andamento para resolver essa situação recorrente que o comércio enfrenta diariamente, já que o número de ambulantes no centro de Caxias cresceu ainda mais com a pandemia.  

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), Élvio Gianni, a prefeitura está realizando o cadastro dos ambulantes para buscar a recolocação profissional deles. Outra alternativa apresentada pelo poder público é a criação de um espaço para que os ambulantes possam atuar, iniciativa prevista para o segundo semestre de 2021. 

De acordo com a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, é preciso que o poder público cumpra o seu papel de fiscalizar os ambulantes, já que os comerciantes, mesmo com a pandemia e os períodos de portas fechadas, têm mantido o compromisso com o município de contribuir com o pagamento de impostos e geração de trabalho: “É cada dia mais urgente que seja tomada uma atitude diante do aumento de ambulantes em frente às portas dos estabelecimentos comerciais. Não podemos depender de medidas paliativas, mas sim solucionar essa questão”, defende. 

O poder público, representado pelos secretários na reunião, se comprometeu em solucionar a situação dos ambulantes na cidade. Afinal, a Prefeitura está construindo coletivamente, desde fevereiro, esse projeto com lideranças da sociedade, como Câmara de Vereadores e entidades porque o tema envolve questões econômicas e sociais. 

O Sindilojas Caxias vai estar acompanhando todas as ações que envolvem os ambulantes na cidade e informando a comunidade. 

Entenda o caso 

Em 2020, a Prefeitura identificou que a maioria dos ambulantes são imigrantes e para atender esse público criou o Centro de Informação ao Imigrante (CIAI), serviço que possibilita o acesso a políticas públicas de Assistência Social, verifica necessidades e oferece serviços. O CIAI foi uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial. A ação envolve a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social e Secretaria Municipal do Urbanismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *