Sete funções aguardadas para o WhatsApp em 2021

WhatsApp está em constante atualização e frequentemente libera novos recursos para tornar o uso mais fácil e eficiente. No entanto, algumas funções ainda permanecem na lista das mais aguardadas pelos usuários, como a possibilidade de editar mensagens e organizar figurinhas em pastas categorizadas.

Outros recursos desejados já estão em desenvolvimento e podem chegar em breve, como o Modo Férias e o login em dispositivos diferentes. Confira, a seguir, sete funções bastante aguardadas para o WhatsApp em 2021.

A possibilidade de fazer pagamentos dentro das próprias conversas do WhatsApp foi anunciada oficialmente no Brasil no mês de junho, por meio do recurso WhatsApp Pay. No entanto, a função mal chegou ao país e foi suspensa pelo Banco Central ainda em junho, quando determinou que Visa e Mastercard, operadoras das transações, interrompessem as atividades.

A justificativa dada pelo órgão é de que seria necessário preservar um ambiente competitivo no segmento de pagamentos online. A instituição informou que precisaria avaliar eventuais riscos causados pela chegada da função no Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Um dos recursos mais desejados pelos usuários é a possibilidade de organizar stickers do WhatsApp em pastas, recurso que facilitaria a vida de quem possui muitas figurinhas salvas como favoritas.

A ideia é que as pessoas possam criar categorias das suas figurinhas para encontrá-las de forma mais fácil nas conversas, evitando a perda de tempo para buscar um ícone compatível com o assunto que está sendo tratado.

Recentemente, o WhatsApp liberou a pesquisa de figurinhas usando palavras-chave ou emoji, o que já facilita a procura dos stickers. Vale lembrar também que o WhatsApp também organiza automaticamente algumas figuras de acordo com as emoções que elas expressam. A função pode ser acessada no ícone de coração localizado dentro da seção de figurinhas, ao lado das favoritas. No entanto, o recurso é limitado e não permite categorizar os ícones livremente.

Outra função bastante desejada é o aviso de quando algum contato tirar print das conversas ou dos WhatsApp Status. Atualmente, qualquer pessoa pode fazer capturas de tela livremente dos chats e das histórias, pois não há notificação ou impedimento técnico para isso. Essa funcionalidade intimidaria as pessoas de fazer tal print, pois seriam deduradas pelo aplicativo, o que poderia aumentar a privacidade das conversas.

O alerta de prints foi popularizado pelo Snapchat e chegou a ser testado nos Stories do Instagram, mas não foi implementado de forma definitiva nas histórias — somente nas imagens autodestrutivas do Direct. No entanto, apesar de alguns boatos que circulam na Internet, até o momento não há previsão da chegada desse recurso no WhatsApp.

Esse recurso está em fase de testes e facilitará a vida dos usuários do mensageiro. Caso seja implementada, a novidade permitirá que uma conta permaneça logada em vários dispositivos diferentes, sem ficar dependente do aparelho principal. Atualmente, para usar o WhatsApp Web, por exemplo, é necessário que o celular esteja ligado e com acesso à Internet. Essa nova função mudaria esse cenário e tornaria o uso livre em qualquer aparelho, mesmo se o smartphone principal estiver desligado.

Segundo o site WABetaInfo, o recurso está em fase de desenvolvimento e poderá permitir o login simultâneo em até quatro aparelhos diferentes. Um dos impedimentos atuais para o lançamento do serviço seria a sincronização do histórico dos chats entre os dispositivos, que está sendo estudada. Até o momento, não existe previsão de lançamento oficial desse recurso.

Uma das maiores reclamações dos usuários do WhatsApp é a reposição automática de uma conversa arquivada à lista principal, depois que o chat recebe uma nova mensagem. No entanto, isso pode mudar em breve. O mensageiro já vem testando o Modo Férias, que mantém os bate-papos escondidos na seção de arquivo mesmo após uma nova mensagem, mas agora também poderá lançar o “Ler mais tarde”, que substituiria as “Conversas Arquivadas”.

A função permitiria armazenar as conversas em uma pasta para que o usuário não receba notificações daquele chat. Segundo as imagens capturadas nos testes, o objetivo é reduzir as interrupções diárias ocasionadas pelos alertas no celular. Possivelmente, o Modo Férias e o Ler Mais Tarde serão funções complementares, mas também não há previsão de chegada oficial ao mensageiro.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email