Semana Nacional e Municipal do Trânsito terá atividades com estudantes, idosos e comunidade surda

A Semana Nacional e Municipal do Trânsito, que inicia na próxima quarta-feira (18/09) e segue até o dia 25 de setembro, terá cerca de 20 atividades educativas em Caxias do Sul. As ações são organizadas pela Escola Pública de Trânsito (EPT), departamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). O propósito da temática é envolver a comunidade na adoção de práticas seguras no dia a dia, além de atividades de inclusão e discussão sobre assuntos relacionados ao trânsito.

A abertura da programação será na próxima quarta-feira (18/09), às 14h, na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Crianças e jovens matriculados na instituição foram incentivados pelos professores e fiscais da SMTTM a planejarem e a executarem projetos de conscientização sobre a segurança no trânsito. A atividade envolverá também a comunidade do bairro. A ação é um fechamento de um trabalho realizado pelos agentes da secretaria na escola ao longo do ano. Em junho, os servidores realizaram um diagnóstico da situação do tráfego de veículos e de pedestres no entorno da escola e aplicaram conhecimento teórico sobre o tema nas salas de aulas.

Também haverá ação semelhante na Escola Estadual Evaristo de Antoni, no bairro São José, no projeto “Multiplicadores de boas práticas no trânsito”. A ação, uma parceria entre a SMTTM e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), busca capacitar jovens e crianças para se tornarem divulgadores de boas maneiras e da prevenção de acidentes no trânsito. No ano passado, a atividade foi realizada na Escola Estadual São Caetano. Estão programadas também ações de educação nas escolas municipais Cidade Nova, Érico Veríssimo e na escola estadual João Triches.

Outras atividades buscarão públicos específicos, como futuros condutores e os motoristas que estão em processo de reciclagem da Carteira Nacional de Habilitação, por meio do programa Condutor Cidadão. Agentes da EPT estarão em Centros de Formação de Condutores (CFCs), reforçando as ações de segurança e a legislação. Também haverá palestras de orientação em Semanas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPATs). Para o público idoso, uma ação de educação será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Lobos.

No encerramento da semana, a SMTTM organizará, em parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade da prefeitura, um encontro com a comunidade surda de Caxias do Sul. Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Especial Helen Keller e a Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul (SSCS) serão envolvidos com o bate-papo planejado para divulgar os direitos dos surdos nos meios de transporte, além de orientar para práticas seguras no dia a dia. O trabalho também será alusivo ao Dia Nacional do Surdo, lembrado em 26 de setembro.

“Além do Maio Amarelo, um mês inteiro com atividades, também organizamos uma programação alusiva à Semana do Trânsito, que acompanha um movimento nacional e local de colocarmos a segurança em debate com a comunidade. Enfrentamos um período difícil, de vidas perdidas no nosso trânsito, por isso apostamos cada vez mais em orientação como principal ferramenta para que mais pessoas possam ir e vir com segurança na nossa cidade”, explica o gerente de Educação para o Trânsito da SMTTM, Joelson Queiroz.

Semana Nacional e Municipal do Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é lembrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. Além disso, desde 2004, a uma lei municipal também reconhece o mesmo período como Semana Municipal de Trânsito.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email