Roteiro Caminhos de Caravaggio recebe certificado de complemento ao Caminho de Santiago de Compostela

O roteiro turístico religioso Caminhos de Caravaggio recebeu o certificado de complemento ao Caminho de Santiago de Compostela, na Europa. A oficialização aconteceu em uma cerimônia realizada, na última sexta-feira (08/11), na 31ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris).
Com isso, a rota que passa pelos municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Nova Petrópolis, Gramado e Canela, poderá ser utilizada pelo peregrino como parte da conclusão do percurso que parte de A Coruña, na Espanha. Esse trajeto de Santiago de Compostela é conhecido como caminho inglês e tem um percurso de 75 quilômetros.
“Receber essa honraria só mostra o quão efetiva e atenciosa Caxias do Sul é com o turismo. Em seis meses de lançamento do roteiro já conseguimos essa importante condecoração”, destacou a titular da pasta, Patricia Ferreira.
Para que o peregrino receba a compostelana – certificado que comprova que ele percorreu o Caminho de Santiago de Compostela –, ele deve ter feito pelo menos 100 quilômetros. Como a rota de A Coruña contempla apenas 75 quilômetros, quem fizer o roteiro da Serra Gaúcha poderá utilizar os 25 quilômetros dele para receber o documento. Para isso, é necessário que o peregrino leve consigo o passaporte fornecido pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela no Estado do Rio Grande do Sul (ACASARGS) carimbado e que comprove a execução dos 200 quilômetros do Caminhos de Caravaggio. Esse passaporte é diferente do fornecido pelas secretarias de turismo dos municípios e que dá direito ao certificado de conclusão da rota brasileira.

A Secretaria Municipal do Turismo (Semtur) participou da 31ª edição do Festuris de Gramado. O evento ocorreu de quinta-feira a domingo (07 a 10/11). A feira foi realizada no Serra Park e promoveu um encontro entre diferentes profissionais do trade turístico e de destinos turísticos nacionais e internacionais. A Semtur, representada pela assessora técnica Eliane Daros Heck, ficou em um estande a convite do Estado.
“A Festuris sempre é uma feira movimentada e que tem uma grande importância. Conseguimos estreitar os laços com operadores do trade”, afirmou Eliane.
Nesta edição, Caxias do Sul participou pela primeira vez do Meeting Festuris – Conteúdo e Networking, evento que aconteceu durante os dias de feira. Nele, foram apresentados diversos painéis, propiciando um diálogo com profissionais da área e público em geral.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email