Rimviver apoia clinicas de hemodiálises de Caxias do Sul quanto ao dia D da Diálise

A Associação dos Renais Crônicos de Caxias do Sul (RIMVIVER), em parceria com a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) e a Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados (FENAPAR), torna público o apoio às clinicas de hemodiálises do estado do Rio Grande do Sul, principalmente de Caxias do Sul, quanto à luta por melhores condições do tratamento renal crônico.

A data em que marca essa ação é no próximo dia 29 de Agosto, onde todas as clínicas de saúde renal do país estarão engajadas na mesma causa bem como mobilizadas para cobrar do governo federal a falta de investimentos para o setor nefrológico, dentro da saúde pública, o que é fundamental para a sobrevivência de mais de 120 mil pessoas que necessitam desse tratamento para manter a vida.

Evandro Neckel, presidente da Rimviver, convida a comunidade, empresas, clínicas de saúde, médicos, enfermeiros, pacientes, familiares e demais equipes da saúde para juntos se mobilizarem no dia 29 de Agosto. “Estamos buscando melhores condições de saúde, e também de tratamento, para os pacientes renais que estão em tratamento de diálise. Nós, Rimviver, contamos com o apoio de toda a população, para que se unam e nos ajudem a lutar por essa causa, pois Vidas Importam!”, destaca.

Já Renato Padilha, presidente da FENAPAR, considera que o dia D é um grande dia para a mobilização da equipe de saúde renal e, principalmente, da saúde pública do Brasil, que há mais de cinco anos está em defasagem. “O Sistema Único de Saúde (SUS) é nosso grande aliado. Porém, estamos sendo massacrados com a falta de repasse de verbas para o setor da saúde, uns dos mais importantes setores para a sobrevivência. A falta de verbas públicas não é de hoje, mas é importante que seja regularizada o quanto antes, afinal a Diálise não pode parar!”, complementa.

As ações neste ano variam de acordo com cada grupo de mobilização, visto que ocorrem em todo o país. Entretanto, o foco principal é a divulgação de materiais informativos, aferição de pressão arterial, conversas com especialistas e reuniões com parlamentares.

Fonte: Evandro Neckel – Presidente Rimviver

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email