Renegociação de dívidas tem alta procura em eventos do Procon no Dia do Consumidor

A possibilidade de renegociar dívidas atraiu dezenas de caxienses ao evento Multiplicadores para um Consumo Legal, promovido pelo Procon Caxias do Sul. A ação, alusiva ao Dia Internacional do Consumidor, ocorreu nesta sexta-feira (15/03), na rodoviária, das 17h às 19h30. Quem não compareceu terá mais uma oportunidade neste sábado (16/03), também na rodoviária, das 8h30 às 11h30.

O evento conta com 30 parceiros do Procon prestando orientações, informações e oficinas aos participantes. Empresas de telefonia e de crédito são destaques na renegociação, serviço buscado pelo aposentado Luiz Carlos Pereira, de 61 anos. “Essa ideia foi muito boa, porque o atendimento é bem rápido. Estou com uma dívida com um banco e gostaria de saber quais são as possibilidades com relação às prestações, para que eu não fique sempre preso a isso”, conta.

Além de conciliar consumidor e empresa, o objetivo do Procon também é educar. Um dos exemplos é o espaço com orientações do curso de Economia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).  Conforme a professora Jacqueline Corá, coordenadora do curso, é comum encontrar pessoas com desinformação sobre como proceder em caso de débitos. “Percebemos especialmente muitos jovens e idosos nessa situação. O jovem se assusta muito facilmente com a inadimplência e, às vezes, a informação que recebe das empresas onde deve não procede. Quando a pessoa tem conhecimento, fica mais fácil”, explica. Materiais sobre organização financeira estão disponíveis ao público.

Conforme o coordenador do Procon Caxias do Sul, Luiz Fernando Del Rio Horn, o formato agradou a comunidade. “O movimento de hoje demonstra que todos precisamos atender melhor o consumidor, especialmente na renegociação de dívidas. Nós temos quase 70 mil CPFs negativados em Caxias do Sul, e são pessoas que precisam ser reinseridas no mercado de consumo. Consumismo não é bom, mas, de forma equilibrada, todos precisam estar inseridos, porque isso significa dignidade ao ser humano. Nós vivemos em um mundo abastecido pelo mercado, então temos que nos preocupar com essas pessoas”, finaliza.

Da prefeitura, também participam a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, o Conselho do Idoso e a Coordenadoria de Acessibilidade, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social. Esse grupo disponibiliza um aparelho especial para atendimento telefônico de pessoas surdas, acessível também no Procon.

Procon Móvel

A sexta-feira também foi de estreia do Procon Móvel, ação permanente que levará os serviços da equipe até os bairros de Caxias do Sul, conforme o critério populacional. Pela manhã, o grupo esteve em Santa Lúcia do Piaí. À tarde, no bairro Santa Fé. “Pretendemos fazer uma visita por mês. O pontapé inicial foi dado e começamos bem, porque as pessoas demonstraram surpresa e satisfação em serem atendidos onde moram”, celebra Horn.

A fim de facilitar cada vez mais o registro de reclamações e denúncias sem precisar de deslocamento até a sede, o Procon lançou ainda neste Dia do Consumidor um novo hotsite. A plataforma traz uma série de facilidades que podem ser conferidas em procon.caxias.rs.gov.br. “A reclamação a distância hoje está resolvida. Nossa expectativa é que o consumidor caxiense comece a utilizar essas ferramentas e que nós aumentemos nossa capacidade de resposta em favor das pessoas”, pontua Horn.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email