Procon Caxias do Sul orienta consumidores para compras de Páscoa

A Páscoa está chegando (20 de abril) e por isso o Procon Caxias do Sul orienta os consumidores para que eles não saiam prejudicados na compra dos ovos de chocolate, por exemplo. As equipes do órgão intensificam os trabalhos nessa época, fiscalizando principalmente os supermercados.

O consumidor deve tomar precauções como pesquisar os preços e condições de pagamento, que podem variar muito de um estabelecimento para outro. Também é importante olhar a data de validade, pois muitos produtos com valor promocional estão próximos de vencer. Alguns locais vendem ovos de chocolate quebrados com desconto, nesse caso, se informada a condição do produto, o fornecedor não tem obrigação de trocar a mercadoria. Além disso, o Procon indica a verificação da gramatura dos ovos de chocolate antes de comprar, pois às vezes o tamanho aparente do produto não representa a quantidade real.

Luiz Fernando Del Rio Horn, coordenador do Procon Caxias do Sul, explica que o consumidor deve exigir a nota fiscal no momento da compra. “A nota é um direito do cliente e é fundamental para registrar uma reclamação conosco, caso ocorra algum problema com o produto”, salienta. “Outra questão importante que às vezes deixamos passar é a dos ovos que vêm com brinquedos. O comprador deve sempre conferir se a embalagem tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), sinalizando que o produto é seguro para a faixa etária indicada”, lembra o coordenador.

Na época de Páscoa também aumenta o consumo de peixe e frutos do mar, produtos que também pedem atenção na hora da compra. Com exceção da Feira do Peixe Vivo, os pescados devem sempre estar conservados em gelo ou congelados. “Unimos forças com a Vigilância Sanitária da Secretária Municipal da Saúde (SMS) para fiscalizar a venda de peixes. Eles têm os equipamentos e pessoal adequados para verificar a qualidade, se necessário, apreender esses produtos e fazer análises mais profundas. As denúncias que recebemos sobre esse assunto são encaminhadas para eles e trabalhamos em conjunto para atendê-las”, esclarece Luiz Fernando.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo número 151, também disponível para orientações. O Procon atende presencialmente na rua Visconde de Pelotas, nº 449, de segunda asexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio-dia, e pelo site http://procon.caxias.rs.gov.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *