Prefeitura apoia primeira Operação Integrada Metropolitana da Serra Gaúcha

A Prefeitura de Caxias do Sul apoiou na noite desta quinta-feira (11/04) a primeira Operação Integrada Metropolitana da Serra Gaúcha. A ação faz parte do programa RS Seguro, coordenado pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), e contou com a participação de agentes da Fiscalização de Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM); e da Guarda Municipal (GM), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS).

Em Caxias do Sul, as ações foram concentradas nos bairros De Lazzer, Cinquentenário, Bela Vista, Pio X, Cruzeiro e Santa Catarina. Nas blitze de trânsito, entre 18h20 e 23h30, foram abordados 218 veículos e registradas 138 autuações. Trinta e dois veículos foram removidos de circulação. Entre as principais ocorrências, 15 motoristas foram autuados por não possuírem autorização para conduzir veículo. Outros sete condutores foram flagrados com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, cinco com a habilitação de categoria diferente e quatro com o documento suspenso/cassado.

No teste de etilômetro (bafômetro), quatro condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. Nenhum deles foi preso em flagrante, já que não houve registro de índice superior a 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, conforme determina a legislação de trânsito.

A estratégia aposta na integração entre órgãos estaduais e municiais de segurança e trânsito e definiu a região serrana como a primeira do interior gaúcho a receber as ações coordenadas de fiscalização. No total, segundo o Estado, foram mais de 300 agentes e cerca de 120 viaturas realizando a operação nos 13 municípios que compõem a Região Metropolitana da Serra. O objetivo da expansão da ação para a região é preservar os resultados expressos pelos indicadores criminais do primeiro trimestre de 2019, que mostram redução em relação ao mesmo período do ano anterior na maioria dos delitos na Serra.

Além da SMTTM e da GM, integram o grupo a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Instituto Geral de Perícias (IGP) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email