Núcleo Setorial da CIC Caxias lança primeiro roteiro para fomentar turismo local

Caxias do Sul acaba de ganhar um novo produto voltado para o fomento do turismo local. Trata-se do “Caxias Rota Sabor & Aventura”, o primeiro projeto desenvolvido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), por meio do Núcleo Setorial Turismo de Experiências. O Caxias Rota Sabor & Aventura será lançado durante o Festuris Connection, evento híbrido que ocorrerá nos dias 6 e 7 de maio, em Gramado (RS).

Organizado em quatro eixos – cervejarias, vinícolas, gastronomia e eventos e natureza e cultura – o roteiro reúne 18 empreendimentos. Para os visitantes que apreciam o turismo de experiências, o roteiro oferece a visitação a seis cervejarias artesanais, duas vinícolas e seis casas de gastronomia e eventos. Outros quatro estabelecimentos oferecem contato com a natureza e com a cultura local e regional.

O coordenador do Núcleo Setorial Turismo de Experiências da CIC Caxias, Leonel Lorensi, explica que o projeto foi todo desenvolvido com a participação de empresários e trade turístico, que em aproximadamente sete meses de trabalho já mostra resultados positivos para o setor. “O grupo é composto por empresas que valorizam os produtos, a cultura e as belezas naturais de Caxias do Sul”, acrescenta Lorensi.

O presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin, ressalta que o município tem um enorme potencial turístico, e que esse primeiro roteiro criado por iniciativa da entidade servirá para que Caxias do Sul perceba como a atividade turística organizada pode ser importante aliada ao desenvolvimento econômico. “A CIC Caxias, juntamente com suas empresas associadas, tem o intuito de oferecer a melhor experiência para quem visita, vive e trabalha em Caxias do Sul, mas sobretudo nosso objetivo é fortalecer os negócios locais”, argumenta Gasparin.

Durante o desenvolvimento do projeto para consolidação do Núcleo, foram realizadas reuniões de capacitação, workshops, palestras e visitas técnicas. Para tanto, o apoio da Sicredi Pioneira RS e Sebrae-RS ao Caxias Rota Sabor & Aventura foi fundamental. Além disso, o projeto conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal do Turismo de Caxias do Sul.

Para o gerente de Relacionamento e coordenador do Painel Estratégico de Turismo da Sicredi Pioneira RS, Daniel José Hillebrand, a união de esforços com objetivos comuns simplifica e acelera iniciativas. “Caxias acordou para o turismo. Com organização e foco, logo vai se tornar um destino muito desejado na Serra Gaúcha”, destaca Hillebrand.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *