Hospital do Círculo recebe certificação máxima em qualidade e segurança

O Hospital do Círculo, em Caxias do Sul (RS), recebe nesta quarta-feira, 12 de maio, em solenidade online, o certificado de acreditação com excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A homologação da certificação ocorreu em 23 de fevereiro. A instituição já estava acreditada desde 2018 em nível pleno, e agora consolida-se entre os melhores hospitais do Brasil ao reafirmar seu compromisso com a qualidade e a segurança do paciente, por meio de um processo de melhoria contínua.

A acreditação de excelência conquistada pelo Hospital do Círculo se estende aos Serviços Próprios da Instituição, ou seja, contempla todos os processos assistenciais e de apoio da instituição. Dentre esses estão higienização, lavanderia, recepções, estrutura físico-funcional, gestão administrativa, controles de infecção, de nutrição, de farmácia e de fisioterapia. As áreas corporativas de gestão de pessoas, suprimentos, financeiro, gestão estratégica e tecnologia da informação também entram no escopo da certificação. 

Para a coordenadora da Qualidade do Hospital do Círculo, Janaína Cardoso Roos, a conquista representa maturidade e excelência em gestão por parte da Instituição. “Nosso foco principal sempre foi o cliente e temos certeza de que ele percebe essa excelência na otimização e na organização dos processos, na busca em atender a sua expectativa (a recente implantação do Escritório de Experiência do Paciente é um exemplo) e na garantia assistencial. Tudo isso demostra que buscamos a melhoria dos nossos resultados constantemente”, observa Janaína.

A diretora de Operações de Saúde do Círculo, Isabel Cristina Bertuol, reitera que o nível de excelência é resultado de um processo de melhoria contínua. “A certificação da ONA Nível 3 acaba refletindo no conjunto de serviços oferecidos pelo Círculo Saúde. A acreditação em Excelência garante qualidade e a busca contínua por melhores resultados assistenciais, administrativos e de apoio. É o resultado de um processo de melhoria contínua que traz confiança e credibilidade aos clientes do Círculo”, complementa Isabel.

Para o presidente da Diretoria Estatutária do Círculo Saúde, Ivan Furlan, essa conquista é reflexo do empenho e da dedicação de todas as equipes envolvidas na busca por oferecer a melhor experiência em saúde. “Mesmo em um ano tão difícil, em meio à pandemia, avançamos para o nível mais alto da acreditação hospitalar. Isso demonstra o quanto o Círculo Saúde está comprometido com o quesito qualidade, o quanto o nosso time se dedica profissional e humanamente para os resultados”, frisa Furlan.

A solenidade de certificação da acreditação ocorre de forma online, nesta quarta-feira, 12 de maio, às 20h30. Ela pode ser acompanhada no canal no Youtube (www.youtube.com/circulosaude.com.br) e na página do Facebook do Círculo Saúde (www.fb.com/circulosaude).

A certificação

A acreditação hospitalar trata-se de um processo de avaliação de instituições prestadoras de serviços na área de saúde para verificação do cumprimento de requisitos criados para aperfeiçoar segurança e qualidade. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que desde 1999 trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente. Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA, reconhecidos pela International Society for Quality in Health Care (ISQua) – que atua ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

Hospital e Serviços Próprios do Círculo
ganham certificado máximo

O Hospital e a área de Serviços Próprios do Círculo alcançaram o nível máximo de acreditação hospitalar, o Nível 3: acreditado com excelência, válido pelos próximos três anos. Para tanto, a instituição atendeu a três critérios: 

  • Cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; 
  • Cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; 
  • Cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. 

Desta forma, a qualidade vai se consolidando à cultura do Hospital do Círculo, com vista à promoção das boas práticas nos processos do hospital, trazendo como principais benefícios:

  • Segurança para os pacientes e profissionais
  • Qualidade da assistência
  • Promoção do trabalho em equipe
  • Melhora do clima organizacional
  • Monitoramento dos processos e resultados
  • Melhora do desempenho institucional
  • Caminho para a melhoria contínua

Hospital passa por modernização

Em 2020, a Instituição recebeu aportes na casa de 10 milhões de reais. Dentre as melhorias estão a modernização das unidades de internação, a aquisição de um novo arco cirúrgico, a substituição das 150 camas de todos os leitos, a reforma da unidade de urgência e emergência.

Também foram feitos investimentos no Centro de Oncologia e na infraestrutura de servidores na área da tecnologia da informação. O Hospital está recebendo um amplo e moderno sistema de energia fotovoltaica e em breve contará com mais um centro de especialidade na área de diagnóstico gastrointestinal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *