Home Office! Acesso remoto é a opção para home office na quarentena

VPN é a sigla em inglês para “Virtual Private Network” (Rede Virtual Privada, em tradução livre). Como o nome indica, trata-se de um mecanismo capaz de delimitar a comunicação entre celulares, computadores e outros aparelhos que têm acesso restrito à rede em questão, bastando utilizar as credenciais necessárias. é uma forma de interligar diferentes dispositivos pela Internet, proporcionando uma segurança maior aos dados, que são criptografados, e dificultando a sua interceptação por terceiros.

Um dos possíveis usos da VPN é o acesso remoto a redes de empresas, muito usado para o sistema de home office. Trata-se de uma alternativa de custos, já que conectar todos os dispositivos por cabos pode ser bem mais caro.

VPN, acesso remoto e alternativas

A VPN é uma alternativa muito utilizada para o acesso remoto durante o home office. Ela permite que o usuário se conecte a rede empresarial e acesse as plataformas restritas aos funcionários. No caso de a empresa não disponibilizar essa modalidade, o TeamViewer se torna um aplicativo muito procurado como forma de utilizar o computador do trabalho remotamente.

Ele facilita o compartilhamento de dados entre dois dispositivos, e também possibilita a participação em apresentações, sempre por conexões seguras e protegidas por senha. Para tornar a experiência ainda mais pessoal, o app tem painel de controle, fornece histórico de chat, tem chamadas de vídeo e permite a utilização de fotos de perfil.

VPN grátis: é perigoso usar?

É preciso ter muita atenção com o uso de um serviço de VPN gratuito, porque alguns deles podem ser uma ameaça aos dados em vez de uma solução de segurança e conectividade. No momento do download, algumas alternativas de VPN grátis podem trazer softwares maliciosos como trojan, malware e spyware.

Além disso, como a conexão não é rastreada pelo provedor, pode haver roubo e venda de dados pelo próprio app utilizado, a fim de serem vendidos para empresas de publicidade e análise de consumo de conteúdo, por exemplo. Redirecionamento de sites e desvio de banda larga são outras características maliciosas comuns em VPN grátis.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email