Evandro Lovison
Gaúcha Júlia Gama, recém-eleita Miss Brasil 2020
Em uma edição atípica e totalmente inovadora do concurso, a Miss Brasil 2020 foi anunciada no dia 20 de agosto por uma transmissão ao vivo pelo canal U Miss Brasil, no YouTube. A dona da coroa e representante do Brasil no próximo Miss Universo é a gaúcha Júlia Gama. Em função da pandemia do novo coronavírus, a nova Miss foi selecionada após a análise de fotos, vídeos e entrevistas feitas por um corpo julgador.
A trajetória de Júlia como modelo foi alavancada com o primeiro prêmio, em 2012. Incentivada pela melhor amiga, Júlia participou do concurso “A Mais Bela Gaúcha”, promovido pela Rede Pampa. A Mais Bela Gaúcha 2012 conta que nem passava pela cabeça que pudesse ser eleita no concurso oito anos atrás, já que não tinha experiência, e fez inscrição para desenvolver autoestima e autocuidado. Ela acredita que o diferencial foi o discurso e a desenvoltura que levou ao palco. Na época, ela era aluna de Engenharia Química na UFRGS e sempre se considerou muito estudiosa. Hoje, é fluente em quatro idiomas – português, espanhol, inglês e mandarim – e utilizou todos em seu discurso de coroação no Miss Brasil.
Dois anos depois do título de A Mais Bela Gaúcha, Júlia foi eleita Miss Mundo Brasil 2014. Essa é a segunda maior competição do universo de concursos de beleza. A partir desse momento, a jovem passou a enxergar de outra maneira a atuação no meio, pois a responsabilidade do título era grande. “O concurso conta com o lema ‘Beleza com propósito’, envolve causas sociais, o que fazia muito sentido para mim”, conta a gaúcha.
O sonho se tornou realidade e Júlia levará para a etapa mundial causas importantes: o ativismo contra a hanseníase; apoio ao projeto do Miss Universo; o Smile Train, que ajuda na reconstituição facial de pessoas que possuem alguma anomalia; e pautas que tangem às mulheres.
“Meu título de Miss Brasil é uma plataforma onde darei espaço e voz para diversas causas, dentre elas, o apoio às mulheres. Não o empoderamento, pois acredito que cada uma de nós já tem o poder: eu quero é encorajar cada mulher a assumir esse poder que a gente tem. Quero lutar contra todo o tipo de assédio normalizado no nosso País e inspirar todas as pessoas que têm um sonho a seguirem e criarem ele”, afirma a representante brasileira.
Agora, o foco também é na preparação para o Miss Universo, previsto para ocorrer no primeiro trimestre de 2021, nos Estados Unidos.