Feira da Aprendizagem Profissional reúne mais de 150 pessoas na prefeitura

A Feira de Oportunidades da Aprendizagem Profissional chegou à terceira edição com mais de 150 pessoas presentes no saguão do Centro Administrativo Municipal. O evento, realizado na tarde desta quarta-feira (24/04), é uma iniciativa da Coordenadoria da Juventude, unidade da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS). A mostra reuniu entidades formadoras de jovens aprendizes e empresários que precisam cumprir a legislação quanto à contratação desses profissionais. Na oportunidade, também foi anunciado um concurso cultural voltado aos jovens aprendizes da Serra Gaúcha.

Conforme Lucas Guarnieri, titular da Coordenadoria da Juventude, o 1º Concurso Literário e de Imagem dos Aprendizes da Serra Gaúcha busca gerar uma obra a ser publicada com imagens, versos e prosas dos participantes. “Cada instituição formadora de jovens aprendizes fará seu processo de seleção interno e nos encaminhará cinco trabalho de prosa, cinco de verso e cinco de imagem. A Secretaria da Cultura fará uma avaliação dos trabalhos. Um selecionado de cada área será destaque, para capa do livro e textos de contracapa e orelha. Os outros materiais vão compor o livro”, explica Guarnieri. A iniciativa é do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha, do qual a coordenadoria faz parte. As inscrições começaram nesta quarta-feira e o regulamento completo consta no site da prefeitura.

Sobre a feira, Guarnieri celebra a terceira edição e a crescente participação de jovens, entidades e empresários. “Escolhemos essa data por ser o Dia do Jovem Trabalhador. A feira está crescendo, teve uma boa adesão por parte das instituições formadoras, que expuseram seus trabalhos. Esse é um processo de sensibilização das empresas presentes para cumprirem a legislação. Isso é que vai reverter na inclusão do jovem e na função social dessas empresas”, resume.

Além da Coordenadoria da Juventude, o Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha é composto pelas seguintes entidades: Ação Social Murialdo; Associação Literária São Boaventura – Lefan; Programa Florescer Iniciação Profissional – Instituto Elisabetha Randon; Centro de Formação Profissional Senai Nilo Peçanha; Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee/RS); Centro Profissional para a Cidadania; Ensino Social Profissionalizante (Espro) Polo Caxias do Sul; Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha; Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica; Projeto Pescar; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat); Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Fotos: Luciane Modena


Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email