Estacionamento à noite em trecho da rua Coronel Flores será proibido a partir desta sexta-feira

O estacionamento à noite na rua Coronel Flores, entre as ruas Augusto Pestana e Os Dezoito do Forte, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, será proibido a partir desta sexta-feira (26/04). A restrição no trecho do Largo da Estação Férrea valerá diariamente, entre 23h e 6h, nos dois lados da via. Placas informando a proibição foram fixadas nesta quinta-feira (25/04) pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e ficarão encobertas até esta sexta-feira, quando a medida passará a valer.

Com o fim do estacionamento noturno, as vagas serão destinadas exclusivamente para o embarque e desembarque de passageiros. Haverá também o deslocamento do ponto de táxi instalado atualmente na rua Augusto Pestana para este trecho da Coronel Flores, posicionado no lado direito da via. A medida, resultado de alinhamento entre a Prefeitura de Caxias do Sul e o 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), é uma resposta do poder público aos casos de violência registrados nos últimos anos na Estação Férrea. Os responsáveis por empreendimentos instalados no trecho também solicitaram a ação de restrição no espaço de estacionamento em diversas oportunidades.

De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, a avaliação das autoridades é de que ainda é recorrente a utilização dos espaços destinados ao estacionamento de veículos para aglomeração de pessoas e incentivo ao consumo de bebidas alcoólicas. Em setembro do ano passado, a mesma ação de proibição no estacionamento foi autorizada pela SMTTM na rua Augusto Pestana, entre as ruas Coronel Flores e Marechal Floriano, também na Estação Férrea. Além da SMTTM, as secretarias municipais de Urbanismo (SMU) e Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) também acompanham o caso.

“Além de amenizarmos os problemas de segurança na Estação Férrea, que são graves e acompanhados de perto pelo poder público, estamos também resolvendo questões de trânsito e mobilidade. É uma medida para inibir que o espaço público seja utilizado para o consumo de álcool e que isso contribua para que os motoristas saiam dirigindo, colocando vidas em risco. E também estamos criando espaço para que quem frequenta a região possa ser deixado próximo aos estabelecimentos com a destinação das vagas para o embarque e desembarque de passageiros”, explica Soares.

Para uma proprietária de um empreendimento local integrante da Associação Amigos do Largo da Estação, Lidia Ribeiro, a proibição do estacionamento no trecho contribuirá para que a comunidade possa frequentar a Estação Férrea, um cartão postal da cidade, de forma responsável e civilizada. “Acreditamos que com o trabalho da Brigada Militar, a união dos estabelecimentos, a ajuda da prefeitura, aliado à conscientização do público, o Largo será preservado e seguirá como um dos principais pontos de entretenimento da cidade”, afirma.

Na parte do dia, entre 9h e 19h, o local faz parte do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR). Com a nova medida, o espaço para estacionamento no trecho será gratuito a partir das 6h até as 9h e entre 19h e 23h.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email