Cultura gaúcha ganha frente parlamentar na Câmara dos Deputados

Mais de 1,2 mil pessoas participaram da instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura Gaúcha, ocorrida na noite de quarta-feira (08), em solenidade no CTG Jayme Caetano Braun, em Brasília. O evento contou com a presença do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, do presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, do ministro da Justiça Sergio Moro, do governador Eduardo Leite.

O deputado federal Ronaldo Santini é o presidente da frente, que tem como vice o deputado federal Lucas Redecker. “O que nos deixou especialmente felizes foi a participação e o acolhimento da iniciativa por parte dos colegas parlamentares de outros Estados. Mesmo quem tem pouca ligação conosco reconhece o valor e a importância da nossa cultura para o país”, afirmo o deputado federal Ronaldo Santini.

Já Redecker destacou o orgulho de ser gaúcho e os ideais que movem o trabalho da frente. “A cultura gaúcha é algo que está no nosso sangue, vem de berço. Eu e o Santini temos um grande trabalho pela frente e espero que tenhamos êxito nesta e em tantas outras jornadas”, afirmou.

O vice-presidente Hamilton Mourão destacou que o país recebeu ao longo da sua história a imigração européia, que deu um novo colorido e diversidade à nossa terra. “Essa cultura se espalhou pelo Brasil e pelo mundo e podemos andar pelos mais diversos lugares do país e lá encontraremos um CTG. Digo isso por ter vivido na Amazônia, no nordeste e em todos os lugares lá estava o CTG a transmitir o que nós somos e a alma gaúcha”, afirmou.

Na ocasião também ocorreu o lançamento da Semana Farroupilha, que inicia oficialmente no dia 16 de agosto, em Tenente Portela, com a cerimônia de acendimento da Chama Crioula, e se estende até 20 de setembro. O tema escolhido para esta edição é o legado do tradicionalista Paixão Côrtes, que morreu em 2018 aos 91 anos.

Além da apresentação de grupos de danças, ocorreram apresentações de artistas como César Oliveira e Rogério Melo, de artistas mirins gaúchos, como Luiza Barbosa e o vencedor do The Voice Kids, Thomas Machado, além de apresentações de danças tradicionais do CTG Tropeiros do Ouro Negro, de Canoas, e do grupo Arte Nativa, de Lagoa Vermelha, de onde também vieram os churrasqueiros responsáveis pela preparação do churrasco servido gratuitamente a todos os presentes.

Estiveram presentes ainda os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Osmar Terra (Cidadania), senadores, deputados, prefeitos, além de representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), entre outras autoridades.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email