Complexo Hospitalar Unimed entregará 100 almofadas de amamentação às mães que derem à luz na instituição em agosto

Para comemorar o Agosto Dourado, mês dedicado à luta pelo incentivo à amamentação, a Unimed Nordeste-RS fez uma encomenda para lá de especial: 100 almofadas para amamentação, que já começaram a ser entregues às mães que estão dando à luz bebês no Complexo Hospitalar Unimed neste mês.

A costura dos presentes ficou sob a responsabilidade de alunos do Banco do Vestuário, instituição caxiense com a qual a cooperativa médica conserva uma parceria desde 2009. 

“A cada ano, a gente aumenta a parceria com a Unimed. E as coisas se alinham, no sentido de que os nossos objetivos são parte dos mesmos da cooperativa: a sustentabilidade, a reutilização dos materiais, a capacitação como uma forma de gerar trabalho, emprego e renda”, afirma Daniela Barbosa Maino, gerente de geração de trabalho, emprego e renda do Banco do Vestuário.

Para manter o distanciamento social adequado, a turma contou com apenas oito alunos, todos voluntários. Os encontros, 14 no total, tiveram duração de três horas cada um, se iniciando em 23 de junho e se encerrando exatamente um mês depois. Mais do que confeccionar as almofadas carinhosamente, dando atenção especial a cada detalhe, os voluntários aprenderam sobre diferentes materiais e tipos de costura ao longo das oficinas. Como Daniela ressalta, eles podem agora se utilizar das técnicas que aprenderam para sua própria geração de renda.

“Por menor que seja o gesto ou o tempo que a gente tem disponível, a gente sabe que está fazendo um gesto de carinho com a mãe e com o bebê. Foi superlegal. A Unimed é muito importante nesse processo, porque essa parceria é que dá condições para que a gente possa participar, aprender e estar sempre aberto pra colaborar”, comenta Silvana Tavares, aluna e voluntária que atuou na confecção das almofadas.

O Agosto Dourado tem como objetivo conscientizar famílias e a sociedade em geral sobre a importância do aleitamento materno. Neste período, muito se fala sobre os benefícios da amamentação na vida do bebê: fornecer todos os nutrientes necessários para o pequeno; fortalecer seu sistema imunológico; desenvolver seu sistema nervoso; prevenir anemias, alergias, cólicas e diarreias…

Mas, como se trata de uma grande novidade, tanto para a mulher quanto para o recém-nascido, inseguranças e dúvidas são muito comuns nessa fase, mesmo para as mamães em uma segunda gravidez.

O Grupo de Gestantes e Puérperas da Unimed Nordeste-RS existe há mais de 15 anos para auxiliar mamães que precisam de suporte psicológico, nutricional e até na realização de atividades que parecem simples à primeira vista, mas podem trazer muitos desafios, como posicionar o bebê corretamente para mamar. É aí que entra o S.O.S. Puérpera, serviço de assistência que fica disponível aos beneficiários 24h.

Nesse sentido, contar com uma almofada adequada torna o momento da amamentação mais confortável e seguro, tanto para a mãe quanto para seu bebê.

Em 2020, mais no começo da pandemia, os estudantes do Banco do Vestuário confeccionaram centenas de máscaras, a fim de que mais pessoas pudessem se proteger da covid-19. Também no ano passado, para celebrar o Dia das Crianças, a Unimed encomendou 70 ovelhinhas de tecido, entregues para os pimpolhos que, na data especial, estavam internados.

“E no Natal, a instituição costurou para a Unimed 80 ursinhos, também entregues de presente para pacientes do Complexo Hospitalar”, completa Mirlene da Cunha, assistente social do setor de Gestão de Sustentabilidade da Unimed Nordeste-RS. “A confecção das almofadas é mais um dos resultados positivos da parceria que a Unimed e o Banco do Vestuário mantêm há 12 anos”, conclui Mirlene.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *