Caxias Mais Feliz de setembro ocorre nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (19/09), véspera de feriado, ocorre mais uma edição do Caxias Mais Feliz. Desta vez, a comunidade de Ana Rech receberá diversos serviços oferecidos pelas secretarias e autarquias municipais, a partir das 14h. A ação ocorre na Praça Pedavena (av. Rio Branco em frente à subprefeitura de Ana Rech), com atrações gratuitas destinadas a toda comunidade, incluindo crianças e adultos.

Nesta edição, estão previstas aulas de dança por parte da Smel, com participação do grupo Conviver da região, além da participação de mais parceiros no evento. A Secretaria Municipal do Turismo (Semtur) é a mais nova apoiadora do Caxias Mais Feliz. Os servidores da pasta levarão informações turísticas de Caxias do Sul, com materiais de divulgação dos roteiros da cidade.

Além disso, ao longo da tarde, também estão previstas atividades recreativas e esportivas, dicas sobre consumo consciente de água, orientações sobre práticas de compostagem, serviços de saúde, atividades de reiki, meditação, e muito mais. Em caso de chuva, o Caxias Mais Feliz é transferido para quinta-feira da próxima semana (26/09).

Confira os serviços que serão disponibilizados

Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel): Ônibus Brincalhão, camas elásticas, pernas de pau, chinelão, jogos de tabuleiro, xadrez gigante, atividades de tênis e pintura de rosto. Distribuição de pipocas e algodão-doce.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma): distribuição de fichas de castração para animais de famílias de baixa renda e oficina de separação de resíduos.

Secretaria Municipal do Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM): sinalização do local, desvio de trânsito e segurança dos presentes no evento. Esclarecimento de dúvidas sobre as leis de trânsito, pinturas educativas para crianças e campanhas.

Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS): divulgação através de folders dos projetos, programas e serviços relacionados às pessoas com deficiência, mulheres, negros e jovens, além das iniciativas de pacificação social e práticas restaurativas.

Guarda Municipal: disponibilizará cartilhas educativas para as crianças colorirem, com dicas de segurança, e distribuirá material informativo para a comunidade.

Secretaria Municipal do Turismo (Semtur): levarão informações turísticas, com materiais de divulgação dos roteiros da cidade.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete): promoção e divulgação dos cursos e oficinas profissionais oferecidas pelo Banco de Vestuário.

Secretaria Municipal da Saúde (SMS): orientações sobre o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, com aquário com larvas para mostrar o ciclo do mosquito e brincadeiras de “Pesca-de-larvas”, mostra de mosquitos adultos em tamanho real e confecção de máscaras do mosquito.

Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (Smapa): jogo gigante da inspeção; atividade Coloração da Água; ensinamentos sobre práticas de compostagem e utilização do composto; Raio-X das Guloseimas onde é mostrado a quantidade de açúcar e óleo contida nos alimentos.

Coordenadoria de Relações Comunitárias (CRC): divulgação e informações do evento junto à comunidade.

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae): distribuição de água, materiais educativos, oficinas recreativas e pintura de desenhos.

Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca): oficina de separação de resíduos, com exemplos de objetos orgânicos e seletivos levados por um educador ambiental.

Procon: ações para adquirir os “economis”, moeda fictícia que será utilizada para acessar as atividades, com o objetivo de incentivar o aprendizado das crianças sobre controle financeiro; distribuição de material de divulgação e presença do Procon móvel.

Faculdade Anhanguera: aferição da pressão arterial, atividades de estimulação motora, orientações de higiene e cuidados pessoais, orientações nutricionais na infância e conscientização de medicação em crianças.

Top estética bucal: avaliação odontológica, “Fada do Dente” e brincadeiras.

Óticas Lauro: teste de acuidade visual.

KNN Idiomas: atividades recreativas em inglês e boneco gigante (Minion).

Orquídea Alimentos: distribuição de biscoitos.

Hugo Pietro: distribuição de sucos de uva no evento.

Expresso Caxiense: transporte e locomoção de escolas próximas até o local do evento

Caxias Mais Feliz

O programa disponibiliza atividades gratuitas de lazer, esporte, saúde, cultura, interação, além de orientações sobre serviços e atendimento ao público. A ação ocorre mensalmente em diferentes bairros, com o intuito de aproximar o Poder Executivo da população. A iniciativa é capitaneada pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) e conta com o apoio de outras secretarias e autarquias municipais.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email