Caxias do Sul promove 1º Concurso das Melhores Cervejas

Vem aí o 1º Concurso das Melhores Cervejas de Caxias do Sul. Lançado na noite desta quinta-feira (07/11), na Cervejaria Felsen, o evento marcou a abertura das inscrições para a competição. O cadastro pode ser feito até 18/11, por meio do site www.cervaserra.com.br/concurso2019. O julgamento ocorre dia 24/11 e a entrega da premiação em 07/12.

O concurso tem o objetivo de promover e incentivar a produção de cerveja artesanal e estimular o aprimoramento técnico das cervejarias sediadas em Caxias do Sul, além de fomentar o setor do turismo, abrindo espaço para novas atrações turísticas. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa); de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sdete) e de Turismo (Semtur) com a Associação dos Produtores de Cerveja da Serra Gaúcha (Aprocerva) e a Cerva Serra.

“Esta iniciativa surgiu dentro do novo Arranjo Produtivo Local (APL) de Alimentos e Bebidas que começou a ser estruturado com diversas entidades no ano de 2018, adotando o modelo já consolidado do concurso dos melhores vinhos do município, já em sua vigésima oitava edição. O modelo deste concurso visa agregar valor às nossas marcais locais, reconhecendo os produtos de qualidade que aqui são produzidos, para que as cervejarias locais possam atingir novos mercados, além de reconhecer um segmento que vem empregando e ocupando destaque na área de comércio e serviços de nossa cidade nos últimos anos”, destacou o titular da Sdete, Emílio Andreazza.

Leonel Lorenzi, membro da Aprocerva e responsável pela organização do evento, enaltece que a promoção de um concurso voltado a esse nicho é fundamental para o fomento do setor no município. “Caxias do Sul é a terceira cidade do país no ranking de número de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, por isso devemos valorizar este novo mercado emergente”, ressaltou. “Este concurso é um movimento para promover uma ferramenta que estabeleça a cultura da cerveja no município. Nosso intuito é aproveitar o momento favorável deste setor para fornecer produtos de qualidade à população e fortalecer a economia”, concluiu Lorenzi.

Para participar do concurso é necessário que a cervejaria seja associada à Aprocerva. Será permitida a inscrição de até seis estilos por cervejaria. As amostras deverão ser entregues nos Pavilhões da Festa da Uva (rua Ludovico Cavinatto, nº 1.431), entre os dias 19 e 21/11. O julgamento será feito por um júri especializado no dia 24/11, onde serão avaliados critérios como aroma, aparência, sabor, sensação na boca e impressão geral.

Serão premiadas com selos Ouro, Prata e Bronze as três melhores cervejas avaliadas em cada categoria, além da Melhor Cerveja e da Melhor Cervejaria. O custo da inscrição é de R$ 70 por amostra. O regulamento completo pode ser conferido no site da Cerva Serra e no da prefeitura. A premiação ocorre no dia 07/12 durante a 1ª edição Caxias Beer Festival, organizado pela Aprocerva, nos Pavilhões da Festa da Uva.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email