Causos e lendas do folclore gaúcho ganham versão irreverente em Fábulas do Sul – O Filme

A peça de teatro Fábulas do Sul, do Grupo Ueba Produtos Notáveis, se tornará um filme a partir do dia 26 de junho. O espetáculo foi criado em 2018 e já conta com mais de 100 apresentações, circulando por mais de 80 municípios do Rio Grande do Sul. É fruto de um edital de Caxias do Sul que premiou iniciativas por resgatar o folclore gaúcho através da encenação teatral. Em 2019 foi lançado o livro sobre o Fábulas do Sul que em menos de um ano teve sua primeira edição esgotada. Agora, é a vez da história chegar às telonas.

Os causos e lendas apresentados em Fábulas do Sul – O Filme falam da identidade do gaúcho e de suas tradições passadas de geração em geração, e o jeito irreverente do Grupo Ueba dá uma pitada de humor para essa narrativa imperdível. O objetivo da produção é contribuir com conteúdos culturais relevantes na internet em tempos de pandemia, acessíveis para toda a família. O projeto vai disponibilizar gratuitamente o filme de média-metragem no Youtube. Trabalhando o folclore e trazendo personagens que dialogam diretamente com a cultura gaúcha, Fábulas do Sul – O Filme busca falar com o público Rio-Grandense de forma única, reforçando laços identitários.

A história do filme leva ao público as principais fábulas da cultura gaúcha, trazidas através de um trabalho historiográfico, que incluem gaúchas e contos de Simões Lopes Neto, de forma criativa e lúdica. As histórias retratadas no média-metragem são a casa do MBororé, Cobra Boitatá, Negrinho do Pastoreio, Surgimento do Chimarrão e a Salamanca do Jarau. Com humor e aventura, a peça também tem a intenção de romper com estereótipos machistas, presentes no imaginário gaúcho.

Para Jonas Piccoli, autor e ator em Fábulas do Sul – O Filme, a produção foi muito prazerosa. “Essa é uma maneira de explorarmos outras mídias. Como, inicialmente, Fábulas do Sul era uma peça de teatro é muito bacana para nós, enquanto grupo, transformar em filme”, explica. “A importância dessa produção para a cultura caxiense é mostrar o desdobramento de um trabalho autoral. Que começou como peça teatral, virou livro e agora filme. E, além disso, a maneira de contar as fábulas do Sul de uma forma diferente. Afinal, contar essas histórias de uma maneira mais engraçada, pode instigar as crianças, jovens e o público em geral a querer saber mais sobre a nossa cultura gauchesca”, complementa Jonas.

Fábulas do Sul – O Filme é um média-metragem, com construção de roteiro novo e específico pensando no formato digital, diferente da peça teatral, troca de cenários, diferentes cenas, gravação por cena e sem plateia. Trata-se de uma produção audiovisual de fato, para além de um registro de um espetáculo. Fábulas do Sul – O Filme é uma produção do Grupo Ueba Produtos Notáveis e Centro Cultural Moinho da Cascata, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS) e tem patrocínio da Central de Rações, Engefiltros e Orquídea Alimentos.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do Fábulas do Sul – O Filme

QUANDO: dia 26 de junho (sábado) – 19h

ONDE: Canal do Youtube do Grupo Ueba (www.youtube.com/grupoueba)

ELENCO: Aline Zilli (atriz), Jonas Piccoli (autor e ator), Pablo Beluck (ator)

REALIZAÇÃO: Grupo Ueba Produtos Notáveis e Centro Cultural Moinho da Cascata, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS) e patrocínio da Central de Rações, Engefiltros e Orquídea Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *