Brasil aumenta participação em ranking de melhores universidades do mundo

O Brasil aumentou sua participação no ranking internacional de melhores universidades do mundo realizado anualmente pela consultoria THE (Times Higher Education), mas ainda assim não tem nenhuma instituição entre as 250 primeiras. O país é o sétimo com maior número de universidades na lista geral de 1396 unidades de ensino superior, uma evolução em relação ao ano passado quando ocupava o nono lugar. As informações são do jornal O Globo.

Apesar disso, a maior parte das universidades que compõem o ranking estão no final da lista e caíram posições ou ficaram estagnadas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela THE e incluem informações de 92 países e regiões.

A melhor instituição de ensino superior do mundo, segundo a THE, é a Universidade de Oxford, na Inglaterra, em seguida aparece o Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, e a Universidade de Cambridge, também na Inglaterra.

No total, o Brasil tem 46 instituições no ranking deste ano, 11 a mais que no ano passado. A USP é a primeira universidade brasileira a aparecer na lista, ocupando posição entre 251 e 300. A segunda brasileira é a Unicamp, que ocupa um lugar entre as 501 e 600 melhores, caindo posições, já que no ano passado a universidades estava entre as 401 e 500 primeiras. A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é a terceira brasileira em melhor colocação, ficando entre 601ª e a 800ª colocação.

Saiba quais são as universidades brasileiras que passaram a integrar o ranking: Universidade de Caxias do Sul (RS) Universidade Federal de Alagoas Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ouro Preto (MG) Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RN) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Universidade de Fortaleza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade Estadual de Santa Cruz (BA).

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email