Arquivo Histórico Municipal promove XII Colóquio nesta quarta-feira

A 12ª edição do Colóquio no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami ocorre nesta quarta-feira (10/07), às 19h. O encontro discutirá o livro “Complexo Jardelino Ramos: uma história de luta e esperança”, que foi lançado no último mês. O bate-papo contará com a presença da autora Sônia Storchi Fries e do professor Aldo Migot, que fará a apresentação do livro. A obra conta com imagens do acervo da instituição.

Durante o encontro, que integra o projeto “Recortes da Cidade”, será abordada desde a história das comunidades pesquisadas até o processo de escrita e edição do livro. Esse projeto, de iniciativa da Unidade de Memória Oral do Arquivo, tem por objetivo registrar a trajetória dos bairros de Caxias do Sul, valorizando as fontes de pesquisa existentes e criando novas, a partir de depoimentos de moradores e pessoas envolvidas com a comunidade.

Para o gerente do Arquivo, Mário Tomazoni, os colóquios são conversas que possibilitam ao pesquisador a exposição de suas experiências e ainda um importante resgaste histórico para a comunidade. “Neste segundo volume do projeto contamos a história dos bairros Jardelino Ramos, São Vicente e Zona da Antena, três núcleos urbanos periféricos que formaram a chamada ‘Zona do Burgo’ em Caxias do Sul. Na ação, mostramos a formação, as características e as manifestações culturais da comunidade”, comentou.

Serão distribuidos exemplares do livro para os presentes no colóquio, que tem entrada gratuita. Mais informações no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, que fica na avenida Júlio de Castilhos, nº 318, bairro Nossa Senhora de Lourdes, ou pelo telefone (54) 3218-6114.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email