Aprovada criação de Frente Parlamentar de Apoio e Incentivo ao Esporte Amador

Encabeçada pelo vereador Olmir Cadore/PSDB, a frente busca uma maior conexão com a comunidade através do estímulo ao esporte

Buscando fomentar a inclusão social, o desenvolvimento humano e uma maior qualidade de vida, foi aprovada, pelos vereadores, na sessão de hoje (15/04), a criação da Frente Parlamentar de Apoio e Incentivo ao Esporte Amador. O requerimento 34/2021, que trata do assunto, é encabeçado pelo vereador Olmir Cadore/PSDB e conta com a assinatura de mais sete legisladores. Na defesa da frente, o parlamentar tucano planeja uma atuação conjunta entre Câmara, Executivo e população, funcionando como instrumento de ouvidoria da comunidade. O requerimento aprovado pela unanimidade do plenário estabelece a duração da frente até o dia 30 de abril de 2023.

Nessa perspectiva, o documento dispõe de questões pertinentes ao segmento esportivo e à saúde da população. Uma demanda é a prática de esportes, o que exige do poder público constante estruturação e implementação de políticas públicas facilitadoras. A gestão do Financiamento Municipal do Desenvolvimento do Esporte (Fiesporte) também deverá ser assunto no novo grupo parlamentar.

Para alcançar esses objetivos, o documento salienta que o esporte amador será incentivado, assegurando espaços para exercícios físicos e lazer com infraestrutura adequada e com apoio a competições, programas e eventos. Também haverá atenção ao esporte educacional e ao de alto rendimento, voltando-se sempre a fins sociais e com ampla participação popular.

A frente ainda pretende acompanhar e fiscalizar obras de conservação e recuperação de equipamentos públicos, como quadras esportivas e poliesportivas, campos, canchas, parques, academias e ginásios. Ao todo, em Caxias do Sul, são mais de 275 locais, informa o requerimento.

Os vereadores, de uma forma geral, apoiaram e elogiaram a iniciativa da frente liderada por Cadore. Felipe Gremelmaier/MDB afirmou que, nos últimos anos, Caxias ficou para trás no protagonismo esportivo. Buscando melhorar esse cenário, Gremelmaier deixou claro que há muito debate a ser feito, como em relação ao aumento do orçamento municipal destinado ao esporte. O emedebista também defendeu o retorno das escolas esportivas infantis que, segundo o parlamentar, é necessário para a saúde física e psicológica das crianças.

O documento ressalta a necessidade de um grande calendário de eventos, envolvendo pessoas e equipes, para abraçar as mais variadas formas esportivas praticadas na cidade. O texto menciona atividades como futebol de salão, de campo, “sete”, grupos de corrida e ciclismo. Por fim, lança luz às pessoas com necessidades especiais, que terão grande apoio nas práticas esportivas, conforme realçam os autores do requerimento.

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 34/2021

Vereador – Partido – Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON NOVO Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Presente

WAGNER PETRINI PSB Sim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *