Anteprojeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha será apresentado nesta segunda-feira

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura, o governo do Rio Grande do Sul e a Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) apresentam na próxima segunda-feira (29/04), a partir das 13h30, o anteprojeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha elaborado pelo órgão federal. A SAC trará também informações sobre o local, estudos e a importância do aeroporto para o plano aeroviário nacional. O encontro ocorre no cinema do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, e contará ainda com a presença de prefeitos de diversas cidades da região.

Na oportunidade, o governo do Estado e a Seplan apresentarão a importância do aeroporto para o Rio Grande do Sul e retomarão o histórico da proposta. Além disso, serão abordados um plano de ação para que o anteprojeto saia do papel, bem como acessos, infraestrutura básica, estudo de viabilidade técnica para criar uma nova ligação entre Caxias do Sul e municípios da região das hortênsias, licenciamento ambiental e a questão das desapropriações.

Conforme Fernando Mondadori, titular da Seplan, o encontro será importante para todas as cidades e para demonstrar o papel de cada ente público na construção do futuro aeroporto. “O aeroporto é muito importante para a Serra Gaúcha, por ser um vetor de desenvolvimento. Ele foi projetado para ficar a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Caxias do Sul e a pouco mais de 20 quilômetros do centro de Gramado, potencializando o escoamento de cargas e também o turismo da região. A infraestrutura é fundamental para desenvolver esses temas, por isso também estamos investindo esforços em uma nova ligação entre esses locais”, considera.

“Avançamos muito nos últimos dois anos, com a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental, feito por uma empresa contratada para esse fim. O documento já foi protocolado na Fundação Estadual de Proteção Ambiental em março e é essencial para darmos sequência ao nosso objetivo de colocar o aeroporto em funcionamento”, estima Mondadori.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email