Abertura oficial de atividades da Semana da Fotografia acontece nesta sexta-feira

A 12ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul começa oficialmente nesta sexta-feira (09/08), às 19h, no Centro de Cultura Ordovás. A abertura contará com a exposição “Terra”, de Muriel Paraboni, e de outras 11 exposições selecionadas da convocatória. O intuito desta seleção era permitir que fotógrafos profissionais ou amadores bem como estudantes, divulgassem seus trabalhos.

A programação da Semana da Fotografia traz diversas exposições, palestras, workshops e oficinas de forma gratuita à comunidade caxiense. Trata-se de uma ação colaborativa entre instituições e entidades culturais e educacionais, visando debater, refletir, investigar e fomentar os processos de criação, produção e pesquisa relacionados à fotografia. O evento foi criado para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto.

As atividades da Semana começaram no último sábado (03/08), com a “Mini Maratona do NAV”, e se estendem até 31 de agosto. A atividade é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), e da Sala de Fotografia, com o apoio de diversas instituições do município.

Programação

09 de agosto – sexta-feira

Abertura Oficial da 12ª Semana da Fotografia, da exposição “Terra” de Muriel Paraboni e das 11 exposições selecionadas da convocatória

Horário: 19 horas

Local: Centro de Cultura Ordovás

Exposições: “To be an Angel”, de Ana Salvi; “Mariaflor”, de Carlos Alberto; “Caixinha de música”, de Cristiane Cassini Peter; “Fotoatividade”, de João Geraldo; “Super Pai”, de Jully Aguiar; “Cuba Agridoce”, de Kelly M. Crespi; “Resgate – Olhando pra dentro”, de Marcia Marchetto; “Achei que era uma obra de arte”, de Sara Verza; “Clamados”, de Sofia Vidor; “Quiquiprocó 20 anos”, de Andrea Peres; e “Retratos da depressão”, de Thairini Tizoni Goulart.


10 de agosto – sábado


Oficina: O coletivo UN e a produção de zines, com Marina Costamilan Rombaldi, Nicole Martinato Vanzin e Nilton Romano Dondé

Horário: 14h às 17h

Local: Centro de Cultura Ordovás
Inscrições: [email protected] e/ou pelo (54) 3901.1316

Bate-papo sobre a trajetória artística da exposição “Nem Maria, nem flor…Mariaflor!”, com Carlos Alberto Venafre Gomes
Horário: 14h às 17h

Local: Centro de Cultura Ordovás

Inscrições: [email protected] e/ou pelo (54) 3901.1316

12 de agosto – segunda-feira

Abertura da exposição “Nossa luta: a perseguição aos negros durante o holocausto”, direto do Museu do Holocausto em Curitiba – PR

Horário: 19h

Local: Centro de Cultura Ordovás

Visitação: até 22 de agosto


13 de agosto – terça-feira

Visita técnica ao Arquivo Histórico João Spadari Adami (com a presença do Secretário de Administração de Gramado)
Horário: a definir (possivelmente às 14h)
Local: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Abertura das exposições fotográficas do projeto Contrastes do olhar — uma visão singular de um mundo coletivo — coordenação da professora da disciplina de Crítica e Curadoria do curso de fotografia da FSG — Liliane Giordano

Obras em exposição: Portas que resistem ao tempo, de Adriana Berton Balbinotti, e curadoria de Álan novello; Divindades, de Álan novello, com curadoria de Alexandro da Silva Vieira; limites, de Alexandro da Silva Vieira, com curadoria Bruna Aparecida Weirich; História em fotos, de Bruna Aparecida Weirich, com curadoria Carolina Manuela Borges; Amarelados, de Carolina Manuela Borges, com curadoria de Caroline Baldez Porto; Um universo único, de Carolina Manuela Borges , com curadoria Emily da Silva Coelho; Ser mulher, no aquém da utopia, de Emily da Silva Coelho, com curadoria de Fabio da Silva; Ein prosit, de Fabio da Silva, com curadoria Francine Munari dos Santos; Mão, expressão e sensibilidade, de Graciela Pauletti de Azevedo, com curadoria Hemilly de Oliveira Vieira; Detalhes feminino , de Hemilly de Oliveira Vieira, com curadoria de Jaíne Vicenzi; Entre olhares, de Jaíne Vicenzi, com curadoria de Janine Gonçalves da Silva; Magia da vida, de Janine Gonçalves da Silva, comcuradoria de José Alfredo Dalle Molle; Saudade… projetando o passado!, de José Alfredo Dalle Molle, com curadoria de Juli de Souza Paim; Universo paralelo, de Luiza Dal Corno Marchioro, com curadoria de Maria Clara Panizzon Mosna; Do micro ao macro, de Maria Clara Panizzon Mosna, com curadoria de Matheus da Silva; Fragmentação, de Matheus da Silva, com curadoria de Regiane Graminho; Eu fluido, de Regiane Graminho, com curadoria de Rodrigo dos Santos Bandeira; Arquitetura: linhas e curvas, de Rodrigo dos Santos Bandeira, com curadoria de Rodrigo Terribile Rossi; Nudeart de Rodrigo Terribile Rossi, com curadoria de Sabrina Beatris Calloni; Som das mãos, de Sabrina Beatris Calloni, com curadoria de Taís Francisco dos Santos; e Bouna pasta, de Taís Francisco dos Santos, com curadoria de Adriana Berton Balbinotti.

Horário: 19h30

Local: FSG

Horário: 19h30

Inscrições: [email protected] e/ou pelo (54) 3901.1316

14 de agosto – quarta-feira

Workshop de Produção Cultural, com Cali Troian

Horário: 19h30 às 22h
Local: Centro de Cultura Ordovás
Inscrições: [email protected]m e/ou pelo (54) 3901.1316

Abertura da exposição Epa Babá, de Márcia Marchetto

Horário: 16h
Local: Sônia Hermoza Padaria Artersanal

15 de agosto – quinta-feira

Palestra: Do autoral ao comercial — O caminho para uma fotografia única, com Lucas Lermen

Horário: 19h30 às 21h
Local: Sala de Exposições do Ordovás
Inscrições: [email protected]m e/ou (54) 3901.1316

16 de agosto – sexta-feira

Workshop de fotografia de shows e espetáculos – com Liliane Giordano, com prática em show de mágica

Horário: 18h às 20h (teoria) e 20h às 21(prática durante o show de mágica)
Local: Centro de Cultura Ordovás
Inscrições: [email protected]m e/ou (54) 3901.1316

Show de Mágica, com Mateus di Macedo

Horário: 20h às 21h 
Local: Centro de Cultura Ordovás


17 de agosto – sábado

Curso de criatividade e diário visual, com Sara Verza

Horário: 14h às 17h
Local: Centro de Cultura Ordovás
Inscrições: [email protected]m e/ou pelo (54) 3901.1316


Exibição do Documentário “Reminiscência de um escultor” de José Alfredo Dalle Molle. E, logo após, bate-papo com o escultor Nadyr Dalle Molle.

Horário: 17h
Local: Centro de Cultura Ordovás

18 de agosto – domingo

Exibição do Documentário “Reminiscência de um escultor” de José Alfredo Dalle Molle. E, logo após, bate-papo com o escultor Nadyr Dalle Molle.

Horário: 17h
Local: Centro de Cultura Ordovás

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email