Abertura da Semana da Juventude marca apresentação de cartilha direcionada aos jovens

A Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Caxias do Sul deu início à Semana Municipal da Juventude nesta segunda-feira (12/08), na Universidade de Caxias do Sul (UCS). A solenidade marcou o lançamento do Guia da Juventude, uma cartilha informativa sobre as políticas destinadas a esse público. Logo após a cerimônia também ocorreu um painel sobre o assunto “A Juventude Tem Voz”.

O Guia conta com informações sobre a população jovem no Brasil, evolução histórica das políticas públicas destinadas a esse público, linha do tempo do protagonismo jovem no país e conferências municipais. O material também explica como funciona a Coordenadoria e quais foram as ações realizadas por ela nos últimos anos, além de informações sobre o Comjuve.

O material impresso foi desenvolvido pela prefeitura, já a parte de design virtual foi feita via parceria com uma turma do curso de Criação Digital da UCS. “Nossos alunos fizeram uma versão digital, com uma outra linguagem, para chamar a atenção do jovem. Agradecemos a parceria com a Coordenadoria e nos colocamos à disposição para outras iniciativas”, disse a professora Elisa Boff.

A cartilha ainda esclarece os direitos e deveres dos jovens em diferentes áreas como saúde, educação, esporte e lazer, cultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico, trabalho e emprego, mobilidade e moradia, assistência social, segurança pública e proteção social. “Foi um trabalho de quase dois anos e meio pesquisando, com ajuda de demais entidades, coletivamente. Procuramos reunir o maior número de informações e referências para o público jovem, entre ações, projetos e programas. Vamos distribuir esse material em todos as atividades da Coordenadoria”, enfatizou Lucas Guarnieri, titular da unidade ligada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS).

“A parceria do Executivo junto à academia é fundamental, de muita importância. É a força do jovem com a sapiência de quem já experienciou. Essa parceria e essa vivência compartilhada, além de políticas públicas efetivas, são as motivações essenciais para a juventude”, declarou o titular da SMSPPS, Ederson de Albuquerque Cunha.

Após o lançamento do Guia o evento contou com o painel “A juventude tem voz”, com João Ignacio Pires Lucas, professor da área de humanidades da UCS; Gabriela Oliveira, diretora de experiências digitais na Escola CaxiasCriativa; Franciele Girotto, servidora da Fundação de Assistência Social (FAS) e Thales Rodrigues da Silva, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UCS.

Durante a semana a programação segue com exibições de filmes, palestras, painéis, exposições e atividades esportivas e de lazer. Também haverá ações descentralizadas de protagonismo jovem em escolas de Ensino Médio de Caxias do Sul. Organizadas pela Coordenadoria com apoio do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), as atividades ocorrem até 18 de agosto com o tema “As Vozes da Juventude”. As ações são gratuitas e não há necessidade de inscrição prévia.

A Semana da Juventude conta com o apoio das secretarias municipais da Cultura (SMC), de Esporte e Lazer (Smel), de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), além da Fundação de Assistência Social (FAS); 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE), Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha, Serviço Social do Foro da Comarca de Caxias do Poder Judiciário, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Diretório Central de Estudantes da UCS e Diretório Acadêmico do curso de Serviço Social da UCS, Faculdade Murialdo, Escolas e Faculdades QI e Microlins.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on print
Share on email